Sobre a Venezuela, tem caroço por baixo do angu geopolítico
Ninguém conseguiu entender o que ocorreu, nem eu, mas tenho muitas suspeitas com alguns indícios.
- The Economist: "Maduro foi capturado, ou entregue?"
- Francisco das Chagas Leite Filho: "Levado preso, Maduro traiu ou salvou a Venezuela?"
Em plena crise com os EUA, o sistema de defesa antiaérea mais eficiente do mundo, estava desligado. O ponto forte das forças armadas venezuelanas são as baterias antiaéreas russas, as mais avançadas do mundo, tendo quantidade suficiente para proteger todo espaço aéreo urbano da Venezuela, e no entanto, Maduro e esposa foram presos em menos de UM MINUTO.
A nova ordem geopolítica mostra:
- A Ucrânia é da Rússia
- Taiwan é da China
- E agora, a Venezuela é dos EUA
Lula lavou as mãos porque Maduro é safado, não cumpriu com o Tratado de Barbados em 2023, e o governo brasileiro foi um dos avalistas do acordo, que teve a parte dos EUA cumprida com Biden retirando as sanções, mas Maduro não cumpriu, fraudando as eleições. Por isso o governo brasileiro não reconheceu a vitória de Maduro na eleição de 2024.
A China já cercou Taiwan, e os EUA vão deixar de lado, não sem antes vender onze bilhões de dólares em armas, para Taiwan perder para a China.
Não é de hoje, que o professor Leonardo Trevisan vem falando do novo "Tratado de Yalta"
Entre EUA, China e Rússia, busque com as referências "Tratado de Yalta, professor Leonardo Trevisan".
Trump se livrou de Maduro mas vai manter o "chavismo" no poder, muito provavelmente um dos militares da cúpula de Maduro, tanto que já descartou a opositora Maria Corina, pois se derrubar o regime vira guerra civil, com milhões de milicianos armados.
Sobre esse rearranjo geopolítico, poucos dias antes da prisão de Maduro, a Arábia Saudita fechou acordo para vender petróleo para China em Youan, deixando o Dólar 💵 de lado, pois os sauditas já deveriam saber da tomada da Venezuela por Trump, e que agora os EUA tem as maiores reservas do planeta, e duzentas vezes mais perto. E mais um pouco antes, Putin fechou todas as "torneiras" de gás russo para Europa, destinando pare o Oriente Médio.
No final das contas, a Europa é que vai se lascar, e o povo venezuelano permanecerá lascado.


Comentários
Postar um comentário